Episódio 5 – Bike, uma aliada poderosa!

O episódio de hoje é sobre pedalar, atividade especialmente benéfica para quem tem mais de 50. A médica responsável pelo Ambulatório de Medicina do Esporte do HC revela as incontáveis vantagens da bike para os mais velhos. Matusa é apresentado pelas jornalistas Bell Kranz e Mari-Jô Zilveti. A edição de áudio é de Alandson Silva.

_____________________________________________________________________________________

Mais velhos sobre magrelas – Grisalhos e grisalhas estão ocupando as ruas de São Paulo sobre magrelas para se transportarem na cidade ou apenas como forma de lazer. Também levam a bike para a estrada e, em grupo, fazem turismo pelo Brasil ou no exterior. Há ainda a turma do fim de semana que sai para pedalar no parque com a família e, por fim, os atletas seniores, que se dedicam aos treinos para provas de ciclismo.

Em entrevista para o podcast, a médica reumatologista,  especializada em medicina do exercício e do esporte e  responsável pelo Ambulatório de Medicina do Esporte do Hospital das Clínicas em São Paulo, Fernanda Lima, enumera os muitos ganhos de pedalar quando passamos dos 50 anos.  

Além da vantagem óbvia do trabalho aeróbico, andar de bicicleta baixa a frequência cardíaca, aumenta a capacidade muscular e até colabora para reduzir o risco de queda no dia a dia, entre outros ganhos. Os riscos? São em número bem menor. E isso vale também para quem vai estrear no pedal agora. 

A moda pegou entre os mais velhos. Existe uma ONG, a Bike Anjo, que começou ensinando crianças a pedalar e hoje ensina os marmanjos que não aprenderam na infância.  Em SP, o grupo de voluntários oferece as aulas todo último domingo de cada mês no largo da Batata (estação de metrô Faria Lima).

Para pedalar em turma, não faltam grupos organizados em SP. O Facebook é um canal para encontrá-los. Outro caminho é buscar pelo Google, digitando: grupo pedal + o bairro ou a cidade.

Descubra aqui o que a magrelinha pode fazer para a sua saúde física e mental! E aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *